quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Uma Verdade Inconveniente

A Terra é um planeta azul cheio de vida, tendo os gases que compõem a sua atmosfera, oscilado de forma natural ao longo da sua vida.
A Terra já teve idades do gelo e clima mais quente, mas isso foi sempre sendo regulado, naturalmente, pela natureza.
Agora o homem está a alterar a ordem natural das coisas.
Os furacões e as tempestades estão a tornar-se mais violentas e fortes, pois o homem está a poluir e a aumentar o nível de CO2 (dióxido de carbono). Este gás faz com que o planeta fique mais quente formando o efeito de estufa, que provoca mais calor no planeta. O resultado é que o gelo vai derretendo, existindo regiões que vão desaparecer devido ao nível do mar estar a subir. Os glaciares recuarão e alguns sítios desaparecerão.
Esta mudança irá afectar muitos seres vivos. Um deles é o urso polar, que usa as plataformas de gelo para descanso mas, devido ao degelo, elas não suportam o seu peso tendo estes que nadar mais tempo, podendo-se cansar e afogar-se.
O CO2 do permafrost (solo permanentemente gelado todo o ano), com o degelo libertará mais CO2.
As estações do ano não serão tão demarcadas nalguns países.
Vai haver um aumento do deserto.
Ainda estamos a tempo… Vamos todos, em conjunto, contribuir para que esta destruição do Planeta Azul não se venha a verificar e assim possamos ter um Mundo melhor para nós e para aqueles que virão depois de nós.



Sérgio 4ºAno

Sem comentários: